sexta-feira, 28 de maio de 2010

Malditos testes!

A pulga Carolina frequenta o 3º ano de uma escola salesiana.. para quem conheçe o sistema de ensino não se admira com o que vou falar mas para quem não conheçe passo a explicar..
É um sistema que puxa muito para a responsabilidade das crianças, um grau de exigência enorme..
Actividades extra curriculares são mais que muitas.. e quando falo em extras não se acabam em passeios
ou visitas.. como colégio católico que é tem as missas e outros deveres inerentes..
A Carolina entra as 8h40 termina as 16h e inicia ATL passados 20m e termina as 18h15
As disciplinas não se ficam pelo meio fisico, matemática e português, além destas tem inglês, música, ed fisica,história, informática, catequese e dança jazz..
A Prof Rosa que muito aprecio, realiza testes mensais e sazonais, ora é porque é do mês de maio ora porque são da páscoa, levando a que haja testes por vezes duas semanas seguidas..
Está a terminar uma dessas semanas e a Carolina acusa um cansaço enorme..
Reparem que estamos a falar de crianças de 9 anos..
Não há dia que não fique a chorar na escola, aqueles olhos cheios de lágrimas partem me o coração.. mas tenho que me fazer de dura.. ponho a cara 33 e digo lhe não pode ser.. a vida é para os vencedores.. vai em frente miuda..
Sem sucesso lá vou eu embora com a sençasão que acho que vou sentir um número infinito de vezes.. impotente.. não posso fazer mais.. ela tem de arranjar as ferramentas necessárias para se defender das coisas incomodas.. não pode viver
internamente dependente de mim.. um dia vou faltar.. não sei quando é.. se está perto ou não por isso tenho que garantir que nessa altura ela estara o mais pronta possivel..
Nestas fases, sim ela faz estas fases todos os anos, deixa de comer, perde peso fica com os olhos com olheiras e olhar triste..
Apesar de já saber que é só uma fase e que o verão está a porta, altura em que ela arrebita sempre.. estou eu a tentar
não ir abaixo..

Sem comentários:

Enviar um comentário