segunda-feira, 12 de abril de 2010

1ª Conversa

Como já perceberam o pápá não está a viver conosco.. há menos de um mês é recente esta mudança.. as pulgas inicialmente não sabiam de nada.. essa decisão de não contar foi mutua.. o pápá sempre trabalhou muito por isso no inicio pareceu fácil omitir..
Claro está que temos uma Carolina em casa.. e numa manhã estava eu a arranjar me para ir trabalhar e ela apareceu e disse me.. já sei que vocês não estão juntos..
Eu engoli em seco e pensei agora tens de ser forte.. começei por pedir desculpa pela omissão e que nós a amavamos muito e não a queriamos ver sofrer..
Sabia que lhe tinha que dizer o que socialmente nos dizem para dizer.. o pápá está sempre para ti e para os manos, quando tiveres saudades é só ligares, o pápá gosta muito de ti e não o perdeste..
Sei que vou chocar muita gente.. mas para ser sincera acho esta conversa uma perfeita estupidez.. claro que a Carolina sabe que o pápá gosta dela claro que sabe que não o perdeu ora ele não morreu só mudou de morada..
Pensem lá bem.. quem é a criança que não quer ver os pápás juntos.. para ela só faz sentido isso..
Ela disse me mãmã.. diz para ele voltar tu sabes como fazer.. faz qualquer coisa.. não desistas..
Oh meu amor.. como eu te entendo.. como posso eu ser capaz de te roubar uma das coisas que mais gostas.. o teu pápá ama te mas tu queres ele aqui..
Não se trata de falta de amor mas sim de um sentimento de abandono, solidão, insegurança.. eu sei o que sentes..
A única forma de te ajudar nessa dor é dizer te a verdade sem discursos pensados ou socialmente correctos..
Foi o que fiz.. disse lhe a verdade sobre a nossa separação.. não vou aqui dizer mais porque essa história nada tem a ver para o blog..
Ela entendeu.. cresceu.. a verdade fez a crescer mais um pouco.. que maldade mas não havia outra maneira..

8 comentários:

  1. Uma conversa difícil para qualquer pessoa quanto mais para uma criança

    ResponderEliminar
  2. O meu pai sempre me educou sob o princípio de que se eu tinha idade para fazer uma pergunta era porque tinha idade para saber a resposta. Sempre me senti compreendida e "levada a sério".
    Acho que fizeste bem.

    ResponderEliminar
  3. Temos aquela tentação de os proteger, porque gostamos de os ver felizes, mas a vida é assim, cheia de tudo, por isso o melhor mesmo é a verdade. Porque percebem melhor o que se passa e sentem-se parte integrante e não postos de lado, porque os ajuda a crescer mais preparados para enfrentar a vida e serem felizes.

    Passei por aqui vinda do "Em estado puro" e parece-me que vou passar mais vezes :)
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Um divorcio é uma sempre uma ferida que fica, mas uma ferida que vai cicatrizando até não ser mais do que uma marca que ficou.
    Quando me aconteceu a mim achava que era o fim do mundo e na verdade até foi o fim do "meu" mundo...diziam-me que com o tempo a dor passava, custava-me a acreditar..mas na verdade passados alguns meses já me sinto outra vez um pouco mais dona da minha vida...e depois há os filhos..os filhos, quando temos filhos temos força para tudo...
    Desejo-te toda a força do mundo para ultrapassares, tu e os teus filhotes, esta fase tão difícil!
    E se quiseres conversar, desabafar...força! Faz bem!!

    ResponderEliminar
  5. Sabes o que eu acho? Cada criança tem que ouvir a estória de uma maneira diferente, porque cada criança é diferente... por tudo, inmclusivamente pela idade que terá.
    Tu, melhor do que ninguém, saberás qual a melhor forma de lhe contares. Tu conheces a tua filha melhor do que ninguém.

    O que pode resultar para umas crinças pode não resultar para outras.

    Não vai ser fácil mas já vi que tens filhos muito especiais.

    Se puderes passa lá no meu blog. O último post tem uma coisa para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Cuca, "Conheço-te" á pouco tempo, e já te admiro tanto. Não é fácil fazer essa gestão "sozinha", e admiro-te por o fazeres tão bem. Adaptaste o teu discurso á tua princesa mais velha, explicaste-lhe a história e não a pintaste.... Ela é uma miúda inteligente, e a verdade fá-la amadurecer, era preferível não ter de o saber, mas já que o questionou....

    Melhores dias virão!

    Força!!

    (locas)

    ResponderEliminar
  7. Olá deve ter sido complicado para ti teres que explicar á Carolina com essa ferida aberta no teu coração, mas penso que fizes-te bem em contares-lhe a verdade, pelo menos a Cuca não vive num mundo de fantasia e acho que isto vai criar uma grande complicidade entre vocês, qual é a mãe que além de ser mãe não quer ser AMIGA dos seus filhos, para poder partilhar, sofrer, sorrir com eles.

    ResponderEliminar
  8. Olá encontrei oteu blog por acaso, mas não posso deixar de dar uma palavra amiga porque também já passei pelo mesmo quando o meu filho era pequeno, não é fácil mas garanto-te que o tempo ajuda e os filhos mais ainda, agora todo parace parece triste mas não te deixes abater que alegria vem aos poucos e daqui a algum tempo vais estar melhor porque estas coisas também servem para nos fortalecer e a encarar a vida com mais segurança.
    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar