terça-feira, 13 de abril de 2010

2ª Conversa

Pedi a Carolina para manter segredo do mano acerca da saida de casa do pápá.. disse lhe que ele era muito pequenino para entender bem a situação..
Ela assumiu o papel de mana mais velha e concordou..
Não contava que ontem a mana tivesse o 1º episódio de insegurança e medo após saber da situação..
Nem tinham passados dez minutos de se terem deitado ela apareceu junto de mim a chorar..
Ele vinha atrás com a chucha na boca, fralda a arrastar no chão e peluche pendurado..
Falei novamente com ela.. e ela pediu para dormir junto do mano.. eu acedi.. e lá foram os dois de mão dada para a caminha..
Ele estava meio ensonado por isso pensei mesmo que a conversa não tinha feito sentido nenhum para ele e fiquei descansada..
Hoje ao acordar a primeira pergunta que me fez foi..
- Oh mãmã explica lá o que disseste ontem a cuca sobre o pápá..
- Sal acho muito complicado para tu perceberes..
- experimenta..
- Ok.. então é assim o pápá já não vive conosco.. está em casa da avó
- Porquê? por causa do coração?
- Não mor não tem nada a ver com isso..
A Carolina deve ter visto a minha cara de « como explicar a uma criança de quatro anos que o pai saiu de casa » e interrompeu me.
- Sal viste o pápá ontem cá em casa conosco?
- Sim..
- Ele não teve no computador, estava bem disposto, fez o arroz sem se chatear, não ralhou conosco e brincou.. não foi?
- Foi..
- O pápá e a mãmã não estavam felizes juntos.. sabes o que é ser feliz?
- Não!
- É estar contente.. que é coisa que eles não estavam..
- Não estavam?
- Eles dizem que não..
Agora é só eles perceberem como ficar de novo felizes.. mas juntos.. que é o que nós queremos não é?
- É!
Assim que disse é.. saltou da cama.. e foi para a sala tomar o pequeno almoço..
Ele tinha um ar de assunto resolvido e ela de missão cumprida.. são cumplices e a mana para o Sal é a 2ª pessoa que lhe transmite mais segurança.. se ela disse aquilo com confiança então é porque é..
Minha querida filha eu não teria tido a tua capacidade de ajuda lo a entender.. és uma força da natureza.. não existes por acaso..

3 comentários:

  1. Que lindo! Ela é mesmo uma força da natureza.
    Mas olha, vai tentando perceber se ela vai conseguindo encaixar o que se está a passar. é que quando temos outros filhos e os mais velhos são assim super maduros (o meu mais velho tem 9 anos feitos em Janeiro e não é nada assim. é um bebé grande)temos tendência a esquecermos que eles ainda são crianças.

    Embora seja psicóloga é difícil dizer-te mais do que isto, porque não vos conheço a não ser por aqui. Mas se puder ir ajudando óptimo.

    Nisto tudo ainda consegui rir-me. sabes que comentaste no post debaixo e não no do prémio/selo?? Agora já sabes que é onde diz partilhas mas é logo em cima, ao lado do nome do post!!

    Beijinho grande e gostei muito das palavras que me deixaste, lá.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que estou a gostar cada vez mais de vos "conhecer"... Este post trouxe-me lágrimas ao olhos... Não pela separação, embora lamente profundamente, mas reconheço que toda a gente tem o direito a ser feliz, e por vezes demoramos a atingir a perfeição... Mas lágrimas por perceber que os filhos crescem num instante, por perceber que o tempo é nosso inimigo, e por não saber se algum dia puderei dar ao Tim manos tão puros e verdadeiros como a Leonor tem.... Oxalá a vida nos continue a sorrir.


    Parabéns pelos teus filhos!!!

    http://tim-pam-pum.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    antes de mais parabéns pela tua Carolina. È a prova viva do teu bom trabalho enquanto mãe e é obviamente uma menina muito inteligente e ciosa do seu maninho.
    Eu também sou psicóloga e digo-te que a forma como ela explicou as coisas ao Salvador foi fantástica...até fiquei comovida ;)

    E ela do ato dos seus apenas 9 anitos percebeu a essência do que muitos adultos não percebem...Mais vale dois pais separados mas com boa relação do que juntos e infelizes ( as crianças sentem isso e ressentem-se disso).

    Eu tenho um Gui com 4 anos e meio e um Tomás com 1 Mês ( pelo qual ele está apaixonadíssimo) e espero que quando o Tomás precisar que alguém lhe explique algo demasiado "pesado" para a sua compreensão, o Gui esteja lá para ele como a tua Carolina.

    Beijinhos e força

    ResponderEliminar