sexta-feira, 12 de março de 2010

Esconderijo Parte 2

- Mãmã?
- Sim Cuca?
- O mano anda a mexer nas chaves da porta da escola..
- Quê??
- Sim..mexe quando elas estão na fechadura..
Eu já devia de saber que quando a Carolina vem ter comigo e diz as coisas que depois elas acontecem.. mas ainda estou a habituar me á ideia..
- Sal!
Silêncio
- Sal? Tás a ouvir me?
- tou
- Ai de ti que voltes a mexer nas chaves da escola..
Silêncio
- Ouviste?
Silêncio
- Bem bem sabes que se estragas a fechadura aquilo é muito caro e a mãmã não tem dinheiro para mandar arranjar.. vê la bem que fazes..
- Tá..
Ás 10h da manhã toca o telemóvel, no visor dizia colégio, ai meu chão fugiu, atendi e toda eu tremia..
- Mãmã não se assuste, ninguém se aleijou..
- Ah.. ainda bem.. Então?
- Olhe as chaves da escola desapareceram.. uma menina viu o Salvador a mexer nelas..
Não acredito.. tinha falado de manhã com ele e ele voltou a mexer nas chaves? Não acredito.. que estou a receber um telefonema daqueles..
- Falamos com ele e muito depois de insistir ele lá disse que as guardou no casaco que trazia ontem.. e que esse casaco está em casa..
Ganhei fôlego, tinha que enfrentar a situação e tentar resolver..
- Irmã, o Salvador está hoje na escola com o mesmo casaco que levou ontem.. por isso as chaves estão ai.. procure também na mochila em todo o lado porque é ele que as tem!
- Está bem mãmã.. depois já lhe dizemos alguma coisa..
Desligou.
Parei para pensar.. ele quis brincar com a chave distraiu se e guardou no bolso..
Não te passes Rita que ele tem 4 anos e pronto para ele tudo é muito giro e interessante e ele fez sem pensar..
Passado meia hora o telefone volta a tocar..
- Mãe?
- Sim?
- Procuramos por todo o lado e nada.. pode ver por ai por casa?
- Oh irmã sim vou ver e peço já desculpa por isto tudo..
- Não há problema temos é que achar a chave..
- Vou procurar.. já lhe digo alguma coisa..
Dirigi me ao quarto, olhei e estava tudo virado de pernas para o ar, pois temos aquele pequeno grande problema que já vos falei de ele não arrumar o quarto, pensei deve estar perdida algures por aqui, procurei, procurei e nada..
Estava desesperada e zangada ao mesmo tempo.. Tinha falado com ele de manhã acerca das chaves e ele não tinha dito nada e fez parecer que não era nada com ele..
Perto da hora do almoço, recebeu outra chamada..
- D. Rita ele finalmente disse que guardou a chave numa caixa que se encontra no quarto dele em cima do armário..
- Eu vou lá.. não desligue..
Abri a caixa e lá estava a dita!
Furiosa peguei na chave dirigi me a escola, sabia que ele estava no intervalo da hora do almoço..
Entrei pelo pátio viu o e ele a mim..
- Mãmã, vieste me buscar mais cedo? que bom!!
Olhei muito séria para ele e mostrei lhe a chave..
- Sabes o que é isto?
- Sei
- Foi por isso que vim.. acho que tens de ser tu a entregar a directora da escola e pedir lhe desculpa.
Pensei que ele iria ficar muito atrapalhado e que até poderia chorar com receio daquilo tudo.. mas não pegou na chave entregou a pediu desculpa tudo muito rápido e seco e voltou para ao pé de mim..
- Bem mãmã já vi que vou ficar..
- Pois vais..
Virei lhe costas e vim embora.. em casa chorei a tarde toda..
Ele tinha feito aquilo tudo premeditado, no dia anterior tinha chegado a casa e depois de se certificar que ninguém via escondeu a chave na caixa, aquela que eu nunca iria abrir.. porque além de não ser de abertura fácil nunca o vi interessado nela ( só quando está cheia de guloseimas ),naquela manhã que o chamei a atenção ele sabia que a tinha em casa, sabia que eu estava preocupada e sabia que estava errado..
Demorou uma manhã inteira na escola para dizer a verdade.. aquele silêncio.
Claro como vocês devem estar e muito bem a pensar este acto mereceu o seu devido castigo.. ao qual para espanto meu aceitou muito bem.. mas fundamentalmente houve uma conversa entre nós.. que espero que ele tenha entendido..

3 comentários:

  1. Tadito do Sal.
    Fez asneira, verdade... mas vendo assim de fora, parece-me que ele fez isso para ter a presença da mamã na escola e até ir para casa mais cedo - de castigo, mas mais cedo. ;)

    ResponderEliminar
  2. Olha que nunca tinha visto isso dessa forma..

    ResponderEliminar
  3. Sim Rita tb axo k ele fez isso pra chamar a tua atenção. Eu qd era miuda fazia asneiras só pros meus pais irem á escola, era um tempo k eram obrigados a dedicar-me!

    ResponderEliminar