quarta-feira, 17 de março de 2010

A OMS que me desculpe!

Não pude não deixar aqui um comentário a este assunto abordado ontem pela minha querida amiga Igraine..

« A minha enfermeira olhou muito espantada para mim, e mais espantada fiquei eu a seguir. Resumindo muito: enfermeira e médica disseram-me que a OMS mudou as directrizes e que neste momento, qualquer bebé, alimentado com leite materno ou não, só deve iniciar os sólidos a partir dos 6 meses!!! Estão a imaginar a minha cara... Saí de lá com a frase "vocês é que têm que fazer uma opção" a ecoar-me nos ouvidos. E agora? E agora não sei, a minha opção é o que for melhor para ela.»

Se há coisa que me mete mesmo muita confusão é colocarem tudo no mesmo prato, ou seja, falarem em geral sem ligar que há casos e casos..
Claro que o leite materno é o melhor alimento para o nosso filho, previne doenças e dá lhes imunidade..
Apesar de essa do leite artificial exclusivo até aos 6 meses ser nova para mim mas não me espantar nada pois desde que fui mãe há nove anos que as coisas tem mudado imenso..
Continuo com a mesma opinião, não há dois bébés iguais.. o que é bom para um não é necessariamente bom para outro..
Até pelo meu exemplo podem ver..
A Carolina ficou entre a vida e a morte por causa da amamentação, não bebeu leite..
O Salvador bebia 320ml de 3 em 3h portanto aos 4 meses tivemos que lhe dar sopas para o miudo não ficar obeso, papas nem as viu..
A Leonor detesta o leite assim que vê o biberon até mete a mão na cabeça e chora, bem dita papa e sopa porque senão nem a via a desenvolver se nem a via feliz.. porque quem é mãe sabe que é um suplicio ver o seu bébé a chorar porque não quer comer e não termos outra hipotese..
E podia continuar a dar exemplos de mães que tiveram que optar por outra alimentação além do leite porque tinha mesmo que ser..
A OMS que me desculpe até porque não tenho nenhum curso superior mas sou mãe e como tal acho que tenho o direito de vos dizer sim a amamentação é a melhor coisa do mundo mas quando pode ser.. quando não, há outras maneiras de alimentar os nossos filhos de igual modo saudável e eu tenho cá três pulgas a provar isso mesmo!

3 comentários:

  1. É realmente pena qu não se olhe ás diferenças! Outra coisa k me mete mta impressão..se o melhor e leite em exclusivo ate aos 6meses,pk as mães têm de ir trabalhar aos 4 ou 5 meses após o parto??como se vai alimentar um bebé k esta a leite materno durante esses 2 ou 1 mês?k estpudiz este pais..eu ate sou um pouco patriota,mas revoltamente k os nossos politicos,façam politicas anti socias..e assim ponham em causa as gerações futuras!
    Guida Santos

    ResponderEliminar
  2. Apoioadíssimo!
    Ontem também tive uma extensa conversa com a Igraine a esse respeito.

    ResponderEliminar